Com o crescimento constante do Marketing Digital há diversas oportunidades a se explorar. Descubra como ele influencia os usuários.
Publicado em: 09/01/2023
Última atualização: 26/04/2024 - 16h52
Com o crescimento constante do Marketing Digital há diversas oportunidades a se explorar. E uma delas é a influência que a empresa pode ter sobre a decisão de compra do seu público-alvo, correlacionando sua marca a grandes influenciadores que geram credibilidade sobre o produto que recomendam.
Assim como tudo na vida, essa influência que envolve tanto adolescentes quanto adultos nas redes sociais, tem seu lado produtivo e seu lado destrutivo, podendo recomendar boas marcas com bons produtos para seus seguidores até publicidade para aplicações de golpes.
Mulheres acompanham superestrelas ou modelos de alta performance e acreditam fielmente que aquele é o modelo ideal de mulher que deve ser seguido, acreditam que são corpos reais e alcançáveis, belezas extraordinárias que cabem no seu orçamento, porém, na realidade nem sempre é assim.
Alguns influenciadores esbanjam suas riquezas e conquistas, o que faz qualquer pessoa brilhar os olhos querendo ter aquele mesmo estilo de vida. E é nesse momento que muitos se aproveitam para propagar oportunidades falsas de conseguir a mesma vida que eles.
Por outro lado, também há aqueles influenciadores que realmente exercem um trabalho positivo, estimulando várias pessoas a seguirem novos caminhos como ter uma vida mais saudável, ter mais prosperidade financeira e equilíbrio na vida pessoal.
É inegável que hoje em dia quase todas as pessoas passam grande parte do seu tempo na internet. Isso faz com que tenham familiaridade e carinho por seus influenciadores preferidos e isso os torna mais manipuláveis.
Dessa forma, iremos entender a seguir como de fato o Marketing na internet influencia os comportamentos das pessoas em diversos aspectos.
Quando um amigo ou familiar te recomenda um produto ou serviço você automaticamente demonstra mais interesse do que vendo um anúncio na internet. E isso também ocorre quando um “influencer” recomenda algo para os seus seguidores.
Normalmente ocorre muito espelhamento entre os influenciadores e seus seguidores, pois estes querem usar as roupas que os influencers usam, comprar os tênis que eles compram e por aí vai.
Mas dentro de tanta superficialidade existem realmente aqueles que testam e utilizam os produtos de determinada empresa e claro, posteriormente, os recomendam de forma natural para seus seguidores, gerando assim mais reconhecimento para o produto em questão.
O Marketing Digital é capaz de gerar tendências devido ao seu alto alcance e capacidade de impactar e influenciar uma grande massa de pessoas.
Assim sendo, com um plano e uma marca bem estabelecida no mercado, é possível fazer lançamentos astronômicos e assim gerar tendências aos seus espectadores.
Não é incomum grandes marcas chamarem celebridades de alta performance para promoções de um novo produto que sua empresa está lançando.
Isso ocorre justamente para causar impacto no público mostrando que além da empresa ter um bom produto ela ainda é capaz de chamar pessoas da alta classe para promovê-lo.
Um hábito comum nos consumidores é sempre querer o produto mais novo, a tecnologia mais nova com mais qualidade. Mas na verdade, a palavra-chave aqui é novidade, pois tudo que uma empresa lança de novo são tendências, são coisas novas no mercado que boa parte das pessoas deseja ter acesso.
Por causa dos meios digitais, os consumidores passam a ter novos hábitos como a compra de produtos e serviços via web. E isso vem se tornando cada vez mais comum justamente por conta do avanço tecnológico e os hábitos que a população vem tendo com a internet. Um exemplo é que já se foi o tempo onde as pessoas morriam de medo de comprar online em uma loja virtual de roupas, por exemplo.
Hoje em dia algo que vem se tornando cada vez mais comum é a compra por impulsividade, ou seja, pessoas veem algum vídeo ou algum influencer utilizando tal produto e na hora, sem pensar, acaba adquirindo o produto automaticamente. Ou seja, um hábito nem um pouco saudável para a saúde financeira das pessoas.
Outro exemplo que impacta muito o consumidor é a influência de modelos e influenciadores de moda e beleza que usam uma determinada marca de produto.
De certa forma, seus seguidores tendem a usar a mesma marca e os mesmos produtos que os seus influenciadores preferidos usam, ou seja, seguindo a tendência criada por eles.
As ferramentas digitais, assim como os novos hábitos também influenciam nas relações humanas e cotidianas. Não é à toa que as relações são impactadas e um exemplo é quando uma pessoa vai na contramão ao que um grupo segue, compra e consome. Logo essa pessoa vai ficar cada vez mais deslocada e eventualmente retirada desse grupo ou se adaptando a ele.
Há alguns casos onde pessoas que consomem determinada marca ou participam de alguns grupos se sentem superiores àquelas pessoas que não pertencem.
Um caso clássico e muito comum são usuários de iPhone e usuários de Android onde há essa diversidade e certa rivalidade simplesmente pela escolha de dispositivos diferentes ainda maior, o que pode acabar sendo algo benéfico ou não.
Com uma vasta disponibilidade de ferramentas, o Marketing Digital acaba criando novas demandas que se retroalimentam pelas facilidades das tecnologias.
Com tantas inovações tecnológicas, as empresas têm que se reinventar sempre para continuar em alta e em constante desenvolvimento para a criação de novas soluções e produtos e assim continuar alimentando o público que já os acompanham.
Antes mesmo de qualquer campanha de marketing entrar em vigor, é necessário todo um planejamento para saber como atingir um determinado público. E para isso, é necessário especialistas para analisar o nicho do mercado e as novas tendências que estão por vir.
Um exemplo disso pode ser o uso do Marketing Visual para criar novas formas de interagir com o público de forma mais dinâmica e até mesmo mais divertida.
Normalmente essas tendências são criadas por grandes empresas do setor, ou seja, além de ter um grande aparato de inovações tecnológicas ao seu dispor, elas conseguem fazer uma análise profunda de quais dores e soluções os seus clientes possuem.
Sendo assim, criando demandas e inovações para o setor de atuação, outras empresas menores tendem a seguir esse fluxo até porque uma demanda reprimida pode ser amplamente explorada.
Como foi possível observar, as redes sociais e o Marketing Digital exercem grande influência no comportamento do consumidor, como realizar ou não uma compra em sua loja virtual ou contratar um serviço.
Da mesma forma, é necessário ser feito um estudo prévio antes mesmo de tomar qualquer atitude nas suas redes sociais, até porque é por meio dela que você vai impactar a maior quantidade de consumidores que irão seguir a sua marca e comprar o seu produto.
Além disso, é possível observar que em diversos ambientes sociais é necessário criar uma relação entre marca e consumidor, gerando assim afeto e reciprocidade entre as partes. Logo, dessa forma é importante manter os clientes engajados e construir uma base ainda maior de seguidores para sua empresa.
Por fim, há um mundo inexplorado gigantesco de possíveis clientes e seguidores que irão amar a sua marca, seus produtos e/ou seus serviços. Então, baseando-se nisso, é necessário todo um planejamento para conseguir atingir as pessoas certas da maneira certa.
*Conteúdo Patrocinado
AO VIVO - GAZETA FM - 88.1A Primeira
Já, já você vai ouvir...
Pedir Música